Telefonia IP o que é, como funciona e seus fundamentos?

18.04.2022 - Notícias
Telefonia IP o que é, como funciona e seus fundamentos?

Telefonia IP o que é?

Telefonia IP nada mais é do que um termo utilizado para definir as tecnologias que usam conexões de comutação de pacotes para transmitir dados em voz, fax ou em outras formas de comunicação.

Conectando pessoas a aparelhos ao redor do mundo a Telefonia IP, permite ligações sem precisar necessariamente de uma linha telefônica, pois funciona por meio da internet.

Dessa forma, muitos consideram a telefonia ip por internet como uma verdadeira linha telefônica digital. Mais do que permitir ligação entre dois ou mais usuários sem o uso de linha telefônica, essa tecnologia possibilita ainda a realização de chamadas de vídeo. Mas, para que isso seja possível é preciso que os aparelhos conectados possuam tecnologia para suportar esse formato de comunicação.

 

Telefonia IP como funciona?

Telefonia IP captura a voz, que é transmitida por meio de dados analógicos e posteriormente converte a voz em pacotes de informação binaria que em seguida são transmitidas por protocolo TCP/IP, sendo convertidos de novo em voz.

No entanto, para que a Telefonia IP funcione é necessário a instalação de um PABX IP, aparelho que permite a comunicação VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) e que atua como uma central telefônica gerenciando o funcionamento dos aparelhos. Além disso, os aparelhos devem possuir a aplicação que faz conexão com a central PABX IP.

Fora isso, os aparelhos precisam contar também com itens como microfones, alto-falantes, placa de som e conexão com a internet, via cabo ou modem DSL. Outra vantagem é que a Tecnologia IP permite também a conexão entre a internet e linhas telefônicas convencionais. Dessa forma, é possível entrar em contato com os aparelhos tradicionais já utilizados.

 

Fundamentos da telefonia IP

Para entender melhor sobre a Telefonia IP é importante também compreender as tecnologias que operam por trás dela.

Em outras palavras, é preciso saber também o papel das demais tecnologias sobre a nova “linha telefônica digital”. Nesse sentido, separamos abaixo alguns pontos que é importante considerar. E o primeiro deles é:

·         Tecnologia VoIP

VoIP (Voice over Internet Protocol) ou VoIP sobre IP nada mais é do que a transmissão da fala humana por meio de uma rede de computadores baseadas no Protocolo de Internet (IP). Em outras palavras, essa tecnologia torna possível que a voz humana seja enviada e recebida em forma de áudio de um computador para o outro ou de computador para celular.

·         Conversor ATA

ATA (Adaptador Telefônico Analógico) é um aparelho que permite que telefones tradicionais sejam utilizados por meio da tecnologia VoIP. Basicamente, o ATA transforma os sinais analógicos em digitais transferindo-os via internet permitindo assim a comunicação. Para isso é preciso conectar o aparelho antigo ao computador ou na conexão web.

·         Central PABX

PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma central que permite a distribuição do serviço de telefone sem a necessidade de criar linhas novas. Ou seja, apenas com a implantação de novos ramais.  Além disso, existe ainda os programas para esse tipo de telefonia que podem ser fornecidos pelo provedor do serviço ou pelo próprio sistema PABX.

 

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