Quais as vantagens de gravar ligações?

17.06.2022 - Notícias
Quais as vantagens de gravar ligações?

1. Aumenta a sensação de confiança

Para os dois lados da moeda — o cliente e a empresa — a gravação das chamadas para o call center gera segurança e aumenta a credibilidade dos acordos firmados.
Como falamos, manter essas gravações ajuda a dissipar dúvidas sobre aquilo que foi combinado com o atendente por meio do contato telefônico. Existem casos de ex-compradores que utilizaram os dados da empresa em que trabalharam para fazer uma grande compra e, depois que a empresa foi cobrar a fatura, eles informaram que não haviam solicitado os produtos. Com a gravação telefônica, esse problema pode ser resolvido.
Desse modo, será possível diminuir a ocorrência de conversas desgastantes, com perguntas repetitivas e as consequentes insatisfações para as partes. O resultado será um aumento significativo na qualidade do atendimento ao consumidor.

2. Possibilita a criação de um histórico de contatos

Um recurso de extrema importância para os call centers é a criação de um sistema com o histórico de contatos de um mesmo cliente. Isso permite a coleta de dados, a qual pode ser utilizada em campanhas publicitárias e nos contatos de vendas pela equipe de telemarketing.
Também será possível fazer estudos comparativos de dados entre clientes para uma melhor definição do público-alvo e para construir novos parâmetros estratégicos, que podem nortear futuras decisões corporativas por parte de gerentes e outras lideranças influentes.

3. Ajuda a satisfazer as necessidades do consumidor e da empresa

A gravação de chamadas telefônicas contribui para a satisfação de necessidades para as duas frentes em uma negociação.
Se, por um lado, o consumidor detesta repetir a mesma história a cada vez que realiza contato, a empresa deseja resolver as demandas no menor tempo possível, diminuindo os gastos com o call center e deixando o cliente feliz e satisfeito com a eficácia na resolução dos casos.
Existem muitas situações em que o próprio cliente solicita ouvir gravações para se lembrar de detalhes do que foi acordado em contatos anteriores ou mesmo por entender que não concordou com determinada característica do produto ou serviço.
Desta forma, ter o histórico das gravações que possam ser encaminhadas posteriormente evita possíveis problemas desse tipo.

4. Facilita a vida dos gestores

A rotina de um gestor não é nada fácil e, muitas vezes, exige grande parcela do seu tempo — o que pode prejudicar inclusive a sua vida pessoal. Isso acontece porque alguns líderes possuem a necessidade de monitorar as operações em tempo real, observando as demandas dos clientes no momento em que ocorrem.
Acontece que o responsável envolve-se em diversas áreas do seu negócio (técnica, financeira, controle de pessoal e gerência comercial, por exemplo) e pode sentir dificuldades em resolver tudo o que a empresa precisa.
Portanto, a gravação de chamadas pode ser uma ferramenta extremamente útil para esses gestores, os quais poderão realizar outras atividades e deixar para verificar a performance de sua equipe de atendimento em um momento oportuno.
A gravação também permitirá que o gestor delegue a atribuição de verificar as chamadas para outros colaboradores. Estes assumirão a tarefa de mantê-lo informado sobre o conteúdo das gravações por meio de relatórios.

5. Permite identificar novas oportunidades de negócio

Ao ouvir os contatos realizados com sua empresa, você identificará os pedidos de determinados produtos ou serviços que o negócio ainda não oferece ou mesmo sugestões de melhorias de seus consumidores. Eles podem contribuir para a criação de novas possibilidades comerciais.
Entretanto, isso não é só importante para as negociações em si, mas também servem para auxiliar a equipe de marketing a observar características em comum do público-alvo, realizando cruzamento de dados e gerando campanhas que ofereçam melhor retorno financeiro.

 

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