O que é e para que serve a tecnologia SIP?

18.04.2022 - Notícias
O que é e para que serve a tecnologia SIP?

O SIP (Session Initiation Protocol – Protocolo de Início de Sessão), oferece uma solução de baixo custo, aberta e com um ótimo nível de segurança na privacidade da conversa telefônica. É um protocolo da camada de sessão do modelo OSI (camada de aplicação no modelo TCP/IP) que pode estabelecer, modificar e terminar sessões multimídias, como uma chamada telefônica pela Internet.

O SIP é um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) que utiliza o modelo “requisição-resposta” para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. Inspirado em outros protocolos de Internet, foi desenvolvido para estabelecer, mudar e terminar chamadas de um ou mais utilizadores em uma rede de uma maneira totalmente independente.

Como o HTTP, o SIP leva os controles da aplicação para o terminal, eliminando a necessidade de uma central de comutação. 

Esse modo simplificado fez com que diversos fabricantes passassem a desenvolver equipamentos e soluções baseados no padrão, aumentando sua popularidade tornando-se o principal parâmetro de protocolo VoIP para o mercado.

Para que serve a tecnologia SIP?

A tecnologia SIP pode ser usada de algumas formas, mas a principal delas é facilitando a comunicação por vídeo ou áudio em diversos tipos de mídia e para qualquer tipo de aplicativo. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o usuário tenha uma conexão com a internet.

A SIP oferece algumas ferramentas para os usuários, como recursos de compartilhamento de dados e mídias, chat, linkagem com várias páginas da web com áudio, vídeo e texto e até integração com sessões administrativas. Tudo isso com boa velocidade.

 

Quais são os benefícios da tecnologia VoIP e SIP para as empresas?

Os principais benefícios da tecnologia SIP para as empresas são a velocidade, flexibilidade e mobilidade, que são possíveis por causa da conexão com a tecnologia VoiP.

 

  • Mobilidade: executivos e colaboradores das empresas se movimentam com mais facilidade quando usam as tecnologias SIP e VoIP. Com uma conexão à internet e um dispositivo para acessá-la, conseguem usar as duas tecnologias de qualquer lugar que estiverem.

 

  • Flexibilidade: as tecnologias VoIP e SIP, quando combinadas, oferecem muitos recursos para as empresas, como a realização de chamadas telefônicas, conferências de vídeo etc. Por meio de um padrão de presença, a SIP identifica a localização e a disponibilidade do usuário para atender a chamada ou desviar quando forem indesejadas. Além disso, o usuário pode indicar sua localização e se disponibilizar para atender chamadas originárias de outras cidades ou permitir que sejam encaminhadas para um e-mail de voz ou outro serviço de solicitação automática.

 

  • Velocidade: com a tecnologia SIP, a empresa consegue excluir participantes automaticamente, tanto de chamadas, quanto de conferências, fazer a troca de chamadas entre os usuários e mudar de conexão de forma instantânea, tudo isso proporciona um maior ganho de velocidade para a empresa e quem está usando o serviço. Dessa forma, é possível realizar e concluir mais operações do que os concorrentes.

 

Além de todos esses benefícios, a tecnologia VoIP e SIP proporcionam uma redução de custos significativa. A tecnologia VoIP permite que sejam eliminados grande parte dos custos altíssimos que as empresas precisam arcar com telefonia de longa distância e local. Estima-se que a economia gire em torno de 80%.

 

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