Como fazer Videoconferências com qualidade

15.06.2022 - Notícias
Como fazer Videoconferências com qualidade

Fazer uma videoconferência vai muito além de somente ter os equipamentos básicos e os participantes presentes.
E não é só chegar no ambiente online da transmissão, começar a falar sobre qualquer assunto e não dar espaço para as outras pessoas.
Trabalhando remotamente, de casa ou de qualquer outro lugar, você vai querer ser produtivo e ter um alto rendimento para continuar entregando todas as suas tarefas.
É por isso que, abaixo, mostramos alguns pontos cruciais para conseguir fazer uma videoconferência de qualidade.

1- Antecipação e Planejamento
Existe toda uma preparação e organização para uma videoconferência acontecer. Não é só ligar o computador e começar a falar com seus colegas de trabalho remoto.
Para uma transmissão eficiente e de alta qualidade, é preciso combinar antecipação, planejamento e foco. Antes de tudo, analise o cenário completo do local em qual você vai participar da videoconferência.
Prepare um roteiro com os assuntos que serão abordados na reunião online. Pode ser em forma de tópicos, do mais para o menos importante.
Uma videoconferência geralmente começa com uma introdução breve, seguindo para a discussão do assunto principal, dos secundários, um espaço para perguntas e respostas e, então, as definições e acordos gerais entre os participantes.
Isso tudo, é claro, considerando que se tenha foco. O ideal é, desde o começo, ignorar distrações e assuntos que não fazem parte da pauta pré-definida.
A menos que seja extremamente necessário, é recomendado ir direto para a discussão dos pontos principais e seus respectivos acordos para uma máxima eficiência.

2- Comportamento e Postura
Antes de tudo, considere desligar ou colocar o smartphone no modo silencioso. Isso porque, verificar o celular com frequência em plena reunião pode passar a impressão de desinteresse ou descaso com o assunto e com os participantes.
A postura também deve ser mais profissional, independente da tonalidade da reunião. Por isso, é indicado não estar deitado e nem sentado incorretamente na cadeira. Mantenha a coluna reta, de frente para a câmera do seu computador e evite movimentos desnecessários.
Vestir-se de acordo também é importante. Algumas empresas, como as startups, costumam ser bem flexíveis quanto ao tipo de roupa dos colaboradores. Outras, contudo, são um pouco mais tradicionais e exigem até uniformes.
O que você pode fazer aqui é se adequar às orientações da sua empresa quanto aos tipos de roupas permitidas e usá-las na videoconferência.

3- Saiba escolher seu meio de comunicação
Se imagine conversando com os seus colegas de trabalho sobre um assunto importantíssimo e do nada o servidor que você está dá problema e fecha no mesmo instante.
Então você terá que ir atrás de outra sala para hospedar a transmissão, e pode apostar, até a videoconferência se estabilizar, todos já perderam o foco e o tempo separado para aquela conversa chegou ao limite.
Desastroso, não?
Isso não aconteceria se você tivesse apostado em um sistema confiável. E você já pensou em ter diversas funcionalidades, incluindo videoconferência, ligações, diversos ramais e uma estrutura confiável em um painel só?

Com a i360 voz essa possibilidade é uma realidade! E situações como está que exemplificamos não irá acontecer.

Assine a nossa newsletter e
receba
direto no seu e-mail
nossas trends.

Ficou com
alguma dúvida?
Entre em contato